24 de fevereiro de 2017

Carnaval ao redor do mundo

O Carnaval surgiu a partir da tradição do século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante para o carnaval. Há, no entanto, registros de folguedos carnavalescos de 1268.

Nem todos os países do mundo celebram o Carnaval, mas ele é certamente popular e comemorado de maneira curiosa em diversos lugares. Vamos citar alguns:

Nas ilhas Seychelles o Carnaval começou a ser comemorado apenas em 2011 e dura 3 dias. Já no Zimbábue ele é comemorado em meados de maio e conta com desfiles de moda e shows.

Indo para a Europa, podemos observar a comemoração do Carnaval em países como Bélgica, Itália, Bósnia e Croácia entre outros. Nessas festas normalmente há desfiles nas ruas e pessoas usando fantasias. Há a figura do Rei Momo que carrega as chaves da cidade nas mãos durante o período festivo e queima de fogos de artifício em muitos locais.

Na Rússia, o equivalente a Carnaval, acontece um dia antes de a Quaresma começar e é caracterizado pela incorporação de alguns ritos pagãos em sua comemoração. Essa festa inclui uma “guerrinha de bolas de neve”.

Nas Ilhas Caribenhas a data não passa despercebida com muita música, danças nas ruas, desfiles com os locais fantasiados que terminam normalmente a beira mar com o nascer do sol.

No Canadá o Carnaval é celebrado na primeira semana de agosto e nos Estados Unidos as comunidades de brasileiros se encarregam de fazer acontecer a festividade por lá.

O Carnaval na Argentina é muito parecido com o brasileiro e no Uruguai essa comemoração dura mais de 40 dias começando em janeiro e terminando em março. Durante esse período grupos carnavalescos da cidade realizam desfiles diários em Montevidéu com batuques como o típico candomble (ritmo de origem africana).
Postar um comentário

Idiomas